sexta-feira, 16 de junho de 2023

Datas do Projeto

Materiais

Já foram devidamente obtidos.

Montagem:

A montagem do robô se concluirá dia 17/06

Robô Andando:

dia 24/06 ou antes

Robô apto para a competição:

Inicio de Agosto

quinta-feira, 15 de junho de 2023

sexta-feira, 9 de junho de 2023

Motores

O que são, origem , tipos, exemplos e curiosidades.


O que são

No dicionário encontraremos definições, tais como: 

-Que produz ou transmite movimento: força motora

-Mecanismo que transforma qualquer espécie de energia em energia mecânica.

Tendo diversos sentidos, como figurado, literal. O sentido dependerá do contexto no qual a palavra está inserida, como: "O motor do capitalismo"," o motor da sociedade" e o "o motor do Citroen C3"
Porém, no contexto do projeto, o motor se refere ao dispositivo capaz de produzir energia mecânica em prol do funcionamento do robô.

Origem


Motor parece ser uma invenção recente, porém já no Século 14 era usada para se referir á mulheres, como no trecho de um poema do poeta John Gower: -"Tho wommen were of great engyn."
Onde é utilizada "engyn" o equivalente em português á motor.

Podemos rastrear a origem da palavra em latim para: "ingenium"
Sendo no século 16, a palavra aplicada para diversos tipos de construções engenhosas, como: relógios, moinhos, bombas e posteriormente o motor á vapor.

E já no século 20, a palavra não tem mais um sentido abstrato, porém uma manifestação da própria engenhosidade, isto é, aquilo que move o mundo, como: Carros, aviões e trens.
No século 21, onde estamos, ela ganhou um novo sentido, os famigerados "motores de busca", os algoritmos que tanto nos seduzem e nos levam rumo á perdição.

Tendo abordado a origem da palavra através do tempo , vamos conhecer um pouco sobre a origem dos talvez mais conhecidos motores: Motor de combustão interna e Motor elétrico.

Motor de combustão interna:

No ano de 1854, o primeiro projeto de um motor de combustão interna foi patenteado na Itália pelos engenheiros Eugenio Barsanti e Felice Matteucci. O projeto consistia na utilização da energia de expansão de gases liberada pela combustão de uma mistura explosiva de ar e hidrogênio para movimentar um pistão e transformar este movimento linear em um movimento rotativo, com o uso de uma árvore de manivela. Este motor nunca foi produzido em quantidade


Entretanto, somente no século XIX, na Alemanha, que  Nikolas August Otto criou um como uma maneira de substituir os motores de vapor,entre outras vantagens merece destaque o fato do motor a combustão ser mais leve, mais eficiente e gerar maior potência que os motores a vapor existentes na época.

Motor Elétrico:

Primeiramente, é necessário ter em mente que se levou quase três séculos entre os primeiros estudos, pesquisas e invenções até o surgimento dos motores elétricos, propriamente, em 1886.
Retrocedendo um pouco no tempo, saberemos que em 1600 o cientista inglês William Gilbert publicou uma obra descrevendo a força de atração magnética. A primeira máquina eletrostática foi construída em 1663, pelo alemão Otto Guericke, e aperfeiçoada em 1774 pelo suíço Martin Planta.

Já o professor de Medicina italiano Aloiso Galvani notou, em 1786, que ao tocar com o bisturi em coxas de rãs que estavam penduradas numa grade de ferro, estas apresentavam uma contração, a qual chamou “eletricidade animal”. Outro italiano, Alessandro Volta, descobriu que entre dois metais diferentes, imersos em líquido condutor, surgia uma tensão elétrica.

Pulando um pouco no tempo, temos que o professor alemão Moritz Hermann von Jacobi, em 1838, desenvolveu um motor elétrico e aplicou-o a uma lancha. A aplicação prática da energia elétrica em trabalho mecânico ficou assim comprovada.

Tipos


Vamos agora falar de maneira sucinta dos tipos mais comuns de motores elétricos:
Motor elétrico de corrente alternada: Monofásico
Os motores elétricos monofásicos são os de uso mais comuns em aplicações comerciais. Eles utilizam dois condutores de entrada de energia elétrica, que podem receber tensões de 127 a 220 volts.

Motor elétrico de corrente alternada: Trifásico

De modo geral os motores trifásicos têm aplicações industriais. Contém 4 condutores de entrada de energia, que recebe tensões entre 220/380 e 380/660 volts.

Motor elétrico de Corrente Contínua (CC)

A construção desses motores foi pensada para receber energia de uma fonte polarizada, ou seja, de um sistema onde a energia fornecida percorre um caminho entre entrada e saída.

Essa corrente elétrica externa alimenta o rotor do motor pelo polo de entrada que conduz a eletricidade da fonte a um componente que chamamos de comutador, que por sua vez está conectado a uma armadura.

Motor Elétrico Universal (CA & CC)

Esse modelo de propulsor trabalha com as duas formas de corrente elétrica, alternada e continua.

Exemplos:

Motor Elétrico Tesla Model S:

Pot:= 367 KW
U= 375 V
I= 0,97 A

Motor Elétrico Nissan Leaf:

Pot= 108 KW
U= 360 V
I= 0,3 A

Motor Elétrico Chevrolet Bolt EV:
Pot= 147 KW
U= 375 V
I=  0,39 A

Curiosidades

Para finalizar vamos citar algumas pequenas curiosidades:

1- Todos nós somos podemos nos considerar motores, que em sua definição são capazes de converter energia em movimento.

2-  O funcionamento de um buraco negro é semelhante ao de um motor de combustão interna, pois ele consome "combustível" e transforma em energia permanecendo intacto

3-  A fotossíntese feita pelas plantas, são algumas vezes chamadas de motores da planta pela semelhança do processo.

Bibliografia

https://www.dicio.com.br/motor/

https://www.theatlantic.com/technology/archive/2013/08/engine-the-history-of-a-concept-from-14th-century-poetry-to-google/278611/

http://www.autoentusiastasclassic.com.br/2013/03/motores-combustao-interna-uma-breve.html

https://engrenarjr.com.br/blog/motor_a_combustao_uma_invencao_que_transformou_a_humanidade/#:~:text=O%20primeiro%20motor%20a%20combust%C3%A3o,substituir%20os%20motores%20a%20vapor.

https://museuweg.net/blog/a-historia-do-motor-eletrico/

https://www.abecom.com.br/tipos-de-motor-eletrico/

https://en.wikipedia.org/wiki/Tesla_Model_S

https://www.nissan.com.br/veiculos/modelos/leaf.html

https://www.discovermagazine.com/the-sciences/20-things-you-didnt-know-about-engines

Feito por Leonardo (15) com a ajuda de Deus ( 777 )

sexta-feira, 2 de junho de 2023

Entrevista com Ex-Alunos

Nome do entrevistado: Rafael Washington 

Feito por Sávio Werneck


Werneck - Como foi a competição do robô gladiador?

Rafael - Bom, a competição foi basicamente uma batalha de um aluno contra o outro utilizando os respectivos robôs que foram montados pelos alunos a partir de um projeto disponibilizado no blog do professor, o objetivo da batalha era estourar a bexiga do outro competidor para ganhar.

Werneck - Quanto tempo demorou a montagem?

Rafael - A montagem em si levou 2 semanas para ficar pronto, mas para a obtenção dos materiais levou um pouco mais de tempo, então totalizando demorou aproximadamente 1 mês.

Werneck - Qual foi a parte mais difícil?

Rafael - A parte mais difícil que encontrei foi a construção do meu controle, pois decidi fazer diferente dos outros competidores justamente para conseguir melhor ergonomia e controle. Meu objetivo foi usar uma carcaça de controle de Xbox 360 com botões gangorra de 3 estágios na onde vão os analógicos. Devido ao pouco espaço que havia para modificações internas e o tamanho das peças que iam ser usadas acabei tendo que projetar bem cada parte. E lógico, para encontrar a carcaça do controle foi um pouco complicada uma vez que detinha de achar um controle que seria descartado em locais que arrumavam controles como esse. 
A ergonomia ajudou demais na hora da batalha justamente por n ter que ficar usando os polegares para acionar as alavancas padrões que são oferecidas no kit que o professor sugere

Werneck - Houve problemas durante a montagem?

Rafael - Somente a parte dos eixos da roda tracionadoras do robô, pois o material que utilizei era um pouco frágil e como usei motorzinho de impressora que utilizavam 12V (mas acabei usando 18V pra rodar o sistema) acabou ficando mais forte e com o torque aplicado acabava estourando o suporte do eixo.

Werneck - Precisou de algum auxilio do professor?

Rafael - Nenhum,porém eu não sei se conta como auxílio, mas antes da montagem eu perguntei pra ele se eu podia colocar o motor no centro das rodas traseiras, obviamente não pode por conta de haver risco de queimar o motor. Isso fiquei sabendo depois que perguntei pra ele.

Werneck - O resultado atendeu a suas expectativas?

Rafael - No final sim, atendeu perfeitamente às expectativas iniciais que eu procurava entregar no final. Tanto que os problemas encontrados no meio do projeto foram solucionados corretamente para não darem mais problemas futuros.

Link do blog do entrevistado: 


Progresso do Robô Gladiador

Ao longo das semanas : Semana 1: fez o 8 ; Semana 2: não levou ; Semana 3: precisa de ajustes